Páginas

21 de jan. de 2012

SANTIAGO DO CHILE histórica

Santiago é histórica. Plaza de Armas. Catedral. Prefeitura. Correio Central. Pátios.Parques.




Palácio de La Moneda

Palácio de La Moneda é a sede do governo chileno. Próximo ao Palácio está o Museu de Santiago, a Casa Colorada, que conta a história da cidade e expõe páginas de jornais do mundo noticiando na época,  o golpe militar de 1973 que derrubou  o governo de Salvador Allende.





Foi  Isabel Allende e seus livros que me trouxeram até aqui para conhecer os locais onde ambientou suas histórias em tempos de repressão.
Recomendo todos:  “ A Casa dos Espíritos”, “ Paula” , “ De Amor e de Sombras”, “ Eva Luna”...

 “ O dia do golpe militar amanheceu ensolarado, o que era pouco usual na tímida primavera que despontava... Telefonavam-lhe do palácio para informá-lo de que deveria apresentar-se no escritório do companheiro presidente o mais depressa possível...Chegou ao palácio às oito e estranhou ver a praça vazia e um forte destacamento de soldados nos portões da sede do governo, todos equipados com farda de campanha, capacetes e armamentos de guerra. Deixaram-no entrar. No interior do edifício reinava uma agitação de naufrágio, os empregados correndo pelas escadas como ratos assustados, e a guarda privada do presidente empurrando os móveis contra as janelas e distribuindo pistolas aos mais próximos. O presidente veio em seu encontro, usando um capacete de combate incongruente com sua fina roupa esportiva e seus sapatos italianos. Jaime compreendeu então que algo grave estava acontecendo...”      
              
( Isabel Allende, no livro A Casa dos Espíritos)



Caminhar pela Plaza de Armas é passear pelos seus textos.  Tropeço em seus personagens feitos de verdade, de mentira, cheios de vida. Viva a  imaginação!






Você também pode gostar:


Santiago do Chile em dias de verão

Valparaíso -  Um Escritinho sobre a Casa de Pablo Neruda

Vinícolas no Chile

Um Escritinho sobre Viña Del Mar

Escritinhos dá as DICAS para Santiago – Valparaíso e Viña Del Mar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu recadinho e email: